segunda-feira, 4 de junho de 2007

Weblogs

Fala-se constantemente sobre a necessidade de mudanças na educação brasileira, nas formas de ensinar e aprender, que o aluno precisa ter um papel mais ativo no processo de aprendizagem, que o educador tem que ser organizador, provocador e mediador de processos. Freire falava em 1986 em “transformar” práticas educacionais. Hoje não é possível se pensar nessa transformação sem pensar em ferramentas tecnológicas para auxiliar nesse processo.
Com as redes eletrônicas, as escolas estão mais abertas para o mundo, os alunos gostam de se comunicar pela Internet, assim é possível mapear caminhos de autoria e autonomia. São exemplos os weblogs, cada vez mais utilizados no mundo todo, a cada dia incrementados com mais recursos, apresentando projetos educacionais interessantes (infelizmente poucos no Brasil). Os objetivos e finalidades dos blogs são muitos, os conteúdos e temas são diversificados, pode ser individual ou coletivo, na escola é mais uma possibilidade, enriquecedora de novas aprendizagens... para a prática de leitura, reflexão, criticidade, interação, espírito de equipe, responsabilidade... enfim, pode ser uma grande fonte de construção cooperativa (professores, alunos, instituições, comunidade) do conhecimento.

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Ivonete

Meu texto foi inscrito em 2004. Ano que os blogs explodiram na minha opinião. De lá para cá a coisa vem crecendo e hoje existem sim muitos projetos interessantes.

Alguns deles vocês visitaram nas atividades da semana 1.

abraço!
Suzana Gutierrez

Ivonete - Dois Vizinhos disse...

Oi Suzana!
Xiii, que bola fora que dei! Acho que o "Tico e o Teco" não estão conversando muito ultimamente! Será que foi ansiedade pré parto?(rsrsr) Eu mesma já participei como oficineira de Blog no Projeto Com Ciência e trabalhamos com professores e alunos e vi projetos legais (acho que mini projetos, se é que posso chamar assim, fiz tudo correndo e não percebi a besteira que escrevi. Prometo tomar mais cuidadado da próxima vez. Valeu pela dica!
Abraço!

Helena disse...

Oi colega,

Realmente temos muitas iniciativas de uso dos Blogs na Educação. Essa oficina nos proporciona esses contatos que certamente levaremos e já estamos usando na nossa prática nas CRTEs. Eu também já participei do grupo de Blogs no Educação Com Ciência e apesar do pouco tempo que a oficina tem, vemos resultados interessantes!