sábado, 7 de julho de 2007

Proa17/20 – Blogs Colaborativos

Quanta coisa interessante, essas visitas são um grande aprendizado!
Agora com mais calma consegui visitar os blogs colaborativos, antes havia dado só uma passada rápida em alguns deles. Todas as ferramentas são interessantes, o que a maioria dos grupos apresenta como dificuldade é o fato de estarem em inglês, o que nos deixa claro, nessa “Tsunami digital” precisamos aprender algo mais – a língua inglesa, presente na maioria das ferramentas estudadas.
BASECAMP
O grupo (Beatriz, Elke, Josemar e Tânia) elaborou o trabalho de forma colaborativa (apesar da maioria das postagens terem sido feitas pela Beatriz), fizeram divisão de trabalhos, descreveram (aplicativo utilizado para gerenciar projetos colaborativos, permite visualizar um ou mais projetos e proporciona outros recursos como visualizar arquivos, responsáveis por tarefas, tarefas atrasadas, tempo de execução, etc.), falaram das possibilidades de uso na educação (já que permite “participação em grupo, produção colaborativa e cooperativa”), das teorias que sustenta o uso (Piaget e Vygotsky) e elaboraram um tutorial(http://tutorialbasecamp.pbwiki.com/FrontPage) de fácil compreensão (o tutorial possui setas e explicação de utilização em vermelho). Possui imagens do aplicativo (solicitação de colegas nos comentários). Apesar de algumas informações estarem repetidas o blog está organizado.
THINKFREE
O blog do grupo (Cristiane,Marlene e Sueli) tem informações suficientes para entender o ThinkFree (traz três programas: um editor de textos chamado Write, um gerenciador de planilhas, Calc e um programa de apresentações de slides, Show). O grupo testou, fez um tutorial e disponibilizou.
Só tive um pouco de dificuldade na leitura devido ao fundo preto, torna-se um pouco cansativo.
TERAPAD
O grupo (esoleide, Neura e Magda) estudaram o Terapad, uma ferramenta para hospedagem de blogs, páginas, e fóruns em linha para que seus usuários afixem perguntas e interajam muito. É de uso gratuito e qualquer pessoa pode se cadastrar. É semelhante ao Blogger, e dá várias possibilidades de uso.
O blog é organizado, com vários links úteis e imagens, tem um tutorial de fácil entendimento.
THINKATURE
O grupo (Elisalandi, Helena, Myrian e Salete) fez a pesquisa de forma séria sobre o Thinkature, uma ferramenta de comunicação visual para a web onde onde é possível trocar mensagens instantâneas em um espaço de trabalho visual. É um ambiente colaborativo, compartilhado em segundos. Houve boa integração, foram organizadas e explicaram muito bem o uso da ferramenta dos textos postados e no tutorial.
VYEW
A Flávia, a Karen e a Adriana apresentaram o Vyew, que realiza serviços de conferência web, um recurso que possibilita interação, colaboração, socialização e produção de materiais, onde os usuários podem realizar chats, conferências, construir apresentações e disponibilizar arquivos, em tempo real. É uma ferramenta que requer um pouco mais de estudo, pois não parece ser simples de usá-la. O grupo, entrosado, se esforçou bastante para apresentá-la, fala da possibilidade de uso pedagógico e como não possui áudio sugere o uso do skipe.
YAHOO GROUPS
Pesquisado pela Rosângela, Viviane, Lenir, Márcia e Rita.
É um serviço gratuito que permite reunir a família, amigos e membros por meio de um Web site e grupo de e-mail. Com ele você pode conectar-se com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses e idéias. É um ambiente fácil de usar e se utilizado adequadamente pode ser de grande utilidade com os alunos, pois está “na praia” deles.
GOOGLE READER
A Nívea e a Jucela estudaram o Google Reader, um Gadget que permite seguir o conteúdo de sites sem ter que ir a esses sites. Um recurso tecnológico, ainda pouco conhecido na educação, o grupo apresentou sugestões de como usar em sala de aula, podendo ser muito útil, pois serve para acompanhar projetos, notícias, etc.
Cl1P
É uma ferramenta interessante, estudada pelo Antonio Wilson, Maria Aparecida e Thaís, de uso temporário, a finalidade é utilizar a criatividade gráfica na escrita e no desenho. Possui alguns textos soltos que não consegui entender, talvez pelo fato do blog original ter sido excluído. O grupo tem garra, pois correu atrás e refez o blog.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Ivonete

Que bom que estás pondo as atividades em dia :)

O Google Reader é o primo google do Bloglines. Ambos fazem exatamente a mesma coisa.

O interessante nesta atividade é testar as ferramentas. os grupos que de início partiram para os testes juntamente com a pesquisa, evoluiram mais no trabalho.

abraço!

Helena disse...

Oi Ivonete,

voltei a visitar suas postagens e fiquei contente com sua garra em recuperar seu tempo. O bebê está bem?

Obrigada pela analise do nosso Thinkature!

Beijos
Helena